Embaixada de Portugal em Angola

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita de Estado a Portugal do Presidente da República de Angola

A convite de Sua Excelência o Presidente da República, Sua Excelência o Presidente da República de Angola, João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama, Dr.ª Ana Dias Lourenço, e de uma delegação ministerial e de membros do seu Gabinete, realizará uma visita de Estado a Portugal entre os dias 22 e 24 de novembro.

Trata-se da primeira visita de Estado do Presidente João Lourenço a Portugal.

O programa, que terá uma forte componente político-diplomática e também económica, pretende dar continuidade ao importante trabalho desenvolvido durante a visita de Sua Excelência o Primeiro-Ministro a Luanda, em setembro, de forma a consolidar o já estreito relacionamento entre os dois países nas mais diversas áreas. Por outro lado, pretende também ilustrar a grande proximidade existente entre os povos dos dois países, alicerçada na riqueza do passado e, sobretudo, em importantes projetos de futuro.

É um programa com uma componente em Lisboa e outra no Porto. No dia 22 de novembro, depois das honras militares na Praça do Império e da deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, Sua Excelência o Presidente da República de Angola, João Lourenço, será recebido por Sua Excelência o Presidente da República no Palácio de Belém. À tarde será recebido na Assembleia da República, onde fará uma intervenção na sessão solene plenária. Será depois recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O dia terminará com o jantar oficial oferecido por Sua Excelência o Presidente da República, no Palácio da Ajuda.

No dia seguinte, o programa iniciar-se-á no Porto, onde Sua Excelência o Presidente João Lourenço participará no seminário económico Portugal-Angola. Seguir-se-á um encontro com Sua Excelência o Primeiro-Ministro e um almoço. O Presidente de Angola será também recebido pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto.

No último dia está prevista uma visita à Base Naval e ao Arsenal do Alfeite S.A.

III Encontro de Investidores da Diáspora (Penafiel, 13 a 15 de Dezembro de 2018)

Os Encontros anuais e intercalares de Investidores da Diáspora que já decorreram em Sintra, Viana do Castelo e Praia da Vitória/Açores, respetivamente em dezembro de 2016, dezembro de 2017 e julho de 2018, contaram com a participação de centenas de investidores, empresários e empreendedores da Diáspora Portuguesa dos cinco continentes do mundo, proporcionaram contributos de grande interesse e facilitaram parcerias e negócios relevantes. Mantendo-se o lema “Conhecer para Investir”, é facto assente que o Processo dos Encontros de Investidores da Diáspora vem reforçando e afirmando uma visão cada vez mais integrada da importância estratégica e peso económico do empreendedorismo das comunidades portuguesas.

Pretende-se com este Encontro, como nos anteriores, facultar aos participantes, num contexto que seja simultaneamente institucional e propício ao networking, informação atualizada sobre mecanismos e programas de incentivo e apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização de projetos de âmbito local e regional, proporcionando-lhes ao mesmo tempo uma plataforma de diálogo e partilha de experiências e boas práticas com interlocutores e redes de contacto importantes para os seus negócios.

Ler mais: III Encontro de Investidores...

Alterações ao recenseamento eleitoral e direito de voto no estrangeiro

Entraram recentemente em vigor alterações ao regime jurídico do recenseamento eleitoral e às Lei Eleitorais do Presidente da República e da Assembleia da República.

Estes novos diplomas determinam, entre outras coisas, o recenseamento automático e oficioso dos cidadãos portugueses maiores de 17 anos que sejam detentores de cartão de cidadão com morada no estrangeiro, bem como a possibilidade de os mesmos exercerem o voto presencial nas eleições à Assembleia da República (como acontece nas eleições para a Presidência da República e para o Parlamento Europeu).

Para mais informações consulte o Portal das Comunidades e a Comissão Nacional de Eleições

 

Bolsas de Estudo da Cooperação Portuguesa – Aviso de Fraude

Recentemente, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. tomou conhecimento de que o seu nome está a ser utilizado na circulação de mensagens fraudulentas com origem em vários endereços eletrónicos identificados como “Instituto Camões Portugal”, com referência a bolsas de estudo atribuídas por este Instituto. 

Aos candidatos é solicitada informação e documentação pessoal, verificando-se, em alguns casos, a realização de contacto telefónico.

Neste contexto, esclarece-se que a informação sobre Bolsas de Estudo oferecidas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. encontra-se disponível na página oficial do Instituto em http://www.instituto-camoes.pt/.

Não existe qualquer acordo do Camões com entidades terceiras para o fornecimento de informação sobre as Bolsas de Estudo ou para qualquer intervenção nos procedimentos para a sua atribuição.

Os concursos são divulgados nas páginas oficiais das Embaixadas de Portugal e nas páginas oficiais das redes sociais do Camões, I.P.

Contactos

Avenida de Portugal, nº 50, Luanda, Angola

(+244) 222 331 079 (Embaixada)
luanda@mne.pt (Embaixada)

Mais informação

O que procura?

 Ligações úteis

consulado

comunidades

camoes

aicep

turismo

instuto diplomatico


Ligações institucionais

presidencia

assembleia

rp

portal diplomatico