Embaixada de Portugal em Angola

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Prémio Imprensa Nacional - Ferreira de Castro

A Imprensa Nacional Casa da Moeda, em parceira como o Ministério dos Negócios Estrangeiros, lançou o "Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro", que pretende promover e reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas pelo mundo, dirigindo-se à participação de portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro.

Este prémio, que homenageia o exemplar escritor, que foi emigrante no Brasil, Ferreira de Castro, dará o justo reconhecimento pelas atividades que as comunidades portuguesas dispersas pelo mundo desenvolvem nos seus países de acolhimento e no contínuo engrandecimento de Portugal.

O galardão terá uma periodicidade anual, distinguindo, rotativamente, trabalhos inéditos nas áreas de Ficção, Poesia e Ensaio, sendo a edição de 2019 dedicada a premiar obras de Ficção.

A data de abertura do concurso, composição do júri e demais disposições poderão ser consultadas nestes links:

Comunicação do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no âmbito do Protocolo de Cooperação MNE-INCM

Regulamento do Prémio Imprensa Nacional / Ferreira de Castro

https://www.incm.pt/portal/fc_premio.jsp

Visita de Estado a Angola de Sua Excelência o Presidente da República - Comunicado Conjunto

  1. No quadro do aprofundamento das relações privilegiadas de amizade e de cooperação existente entre Angola e Portugal, a convite de Sua Excelência o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, teve lugar, de 5 a 9 de Março de 2019, uma visita de Estado a Angola de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
  2. No decurso da visita, as duas altas Entidades mantiveram um encontro que se centrou no reforço das relações entre Angola e Portugal, assim como na análise dos principais temas da atualidade internacional e regional, tendo as conversações sido marcadas por uma ampla convergência de pontos de vista.
  1. Durante a presente visita de Estado, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa proferiu um importante discurso em sessão plenária solene da Assembleia Nacional.
  1. A visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa insere-se num ciclo excecional de visitas ao mais alto nível entre os dois países e no quadro da parceria estratégica e privilegiada entre Angola e Portugal, marcada pelo respeito recíproco e construída numa lógica de interesses comuns e benefícios mútuos.
  1. As Partes reiteraram com particular satisfação a excelência do relacionamento entre ambos os países e reafirmaram o seu empenho no continuado reforço da cooperação bilateral, alicerçada no respeito pelos princípios e valores comuns da Democracia, Liberdade, do Estado de Direito, respeito pelos Direitos Humanos e integridade territorial dos Estados.

Ler mais: Visita de Estado a Angola de...

Programa da visita de Sua Excelência o PR a Angola

5/Março (Terça-Feira)
-Chegada ao aeroporto 4 de fevereiro

-Programa privado

6/Março (Quarta-Feira)
-Deposição de uma coroa de flores no Memorial Agostinho Neto

-Encontro no Palácio Presidencial

-Sessão solene na Assembleia Nacional

-Palestra na Universidade Agostinho Neto

-Jantar oficial oferecido pelo PR João Lourenço

7/Março (Quinta-Feira)

Ler mais: Programa da visita de Sua...

Visita de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Angola

O Presidente da República efetuará uma visita de Estado a Angola entre os dias 5 e 9 de março, a convite do seu homólogo angolano, Presidente João Lourenço.

Trata-se de uma visita com uma forte componente político-diplomática, que visa consolidar a dinâmica, muito célere e positiva, de contactos bilaterais entre os dois Estados, que se traduziu na assinatura de vários instrumentos bilaterais, nas mais diversas áreas. Neste contexto, o programa da visita será bastante diversificado, de modo a ilustrar a abrangência do relacionamento entre os dois países.

As vertentes da educação, cultura, economia e agricultura farão parte da agenda, com o objetivo de aprofundar, em quantidade e qualidade, iniciativas concretas de cooperação.

O Presidente da República visitará as províncias de Huíla e Benguela, para além de Luanda, pretendendo manter contacto com a comunidade de portugueses que vive em cada uma delas, atendendo aos laços muito fortes existentes entre os dois povos.

Contactos

Avenida de Portugal, nº 50, Luanda, Angola

(+244) 222 331 079 (Embaixada)
luanda@mne.pt (Embaixada)

Mais informação

O que procura?

 Ligações úteis

consulado

comunidades

camoes

aicep

turismo

instuto diplomatico


Ligações institucionais

presidencia

assembleia

rp

portal diplomatico