Mais notíciasNotícias

Com o objetivo de prestar informação aos portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro relativa ao regresso a Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) criou a linha de emergência COVID-19, serviço assente no endereço de e-mail (covid19@mne.pt) e na linha telefónica (+351 217 929 755). Esta linha de emergência para viajantes estará disponível em dias úteis, entre as 9h e as 22h, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia.

A TAP está a fazer um levantamento dos passageiros afetados pela suspensão de voos entre Angola e Portugal. Se é o seu caso e mantém a necessidade de regresso a Portugal, sugere-se o preenchimento do formulário disponibilizado por aquela companhia aérea.

1. Informamos que o Governo de Angola, no âmbito das medidas para prevenir a propagação do COVID-19, decidiu, com efeitos a partir das 00:00 de 20 de março e por um período de 15 dias, suspender todos os voos comerciais e privados de passageiros de e para Angola, interditar a circulação de pessoas nas fronteiras terrestres, a atracagem e o desembarque de navios de passageiros e respetivas tripulações, provenientes do exterior do País, em todos os portos nacionais. Esta suspensão poderá ser prorrogada por igual período em função do comportamento global da pandemia do COVID-19.  

Atendendo à enorme volatilidade da situação internacional no quadro do Covid-19, com consequências gravosas em matéria de tráfego aéreo, e constantes suspensões na atividade de múltiplas companhias aéreas, o Governo recomenda que todos os cidadãos nacionais em viagem no estrangeiro em turismo, negócios ou por outras razões, efetuem, de forma urgente, esforços no sentido de antecipar o seu regresso a Portugal.

Os cidadãos devem ainda permanecer atentos à existência de possíveis restrições à entrada e circulação em outros países. Recomenda-se a consulta frequente dos portais das autoridades dos países de passagem e dos Conselhos aos Viajantes do Portal das Comunidades.

Com o objetivo de dar apoio aos portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) criou a linha de emergência COVID-19, serviço assente no endereço de e-mail (covid19@mne.pt) e na linha telefónica (+351 217 929 755). Esta linha de emergência para viajantes estará disponível em dias úteis, entre as 9h e as 17h, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia.

Informamos que o Governo de Angola está a tomar medidas ativas para prevenir o COVID-19, pelo que todos os viajantes com destino a este país devem consultar as autoridades Angolanas, nomeadamente as Embaixadas e/ou Consulados de Angola, bem como as companhias aéreas sobre as medidas em vigor, possíveis alterações de rotas e/ou possíveis restrições à entrada em território angolano, em especial para os passageiros que possam ter estado nas áreas afetadas. 

Alertamos para a importância dos cidadãos portugueses residentes em Angola estarem inscritos nos Consulados-Gerais de Benguela ou Luanda  e de terem os contactos atualizados, a fim de que a atuação dos postos consulares seja o mais eficaz possível.

Contactos

Avenida de Portugal, nº 50, Luanda, Angola

(+244) 222 331 079 (Embaixada)
luanda@mne.pt (Embaixada)

Mais informação

O que procura?

 Ligações úteis

consulado

comunidades

camoes

aicep

turismo

instuto diplomatico


Ligações institucionais

presidencia

assembleia

rp

portal diplomatico