Embaixada de Portugal em Angola

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

embaixadorjcs 1 2 fundo centrada

É com muito gosto que lhe dou as boas-vindas à página da Embaixada de Portugal em Luanda. Apresentei as credenciais de Embaixador de Portugal em Angola a 25 de fevereiro de 2016 e a minha missão é fortalecer, cada vez mais, a relação bilateral entre Portugal e Angola, defender os nossos interesses políticos, económicos e culturais e a prossecução dos objetivos da cooperação portuguesa em articulação com as outras áreas da nossa política externa.

Regresso com satisfação e entusiasmo à África Austral, onde desempenhei funções como Cônsul em Durban, para além de ter passado pela Embaixada de Portugal em Pretória e integrado a missão de observação diplomática portuguesa que acompanhou a transição para a independência da Namíbia.

Portugal e Angola têm relações muito próximas e de grande amizade, alicerçadas em fortes laços históricos e culturais que são acompanhados por excelentes resultados das trocas comerciais. Os dois países estão unidos por um relacionamento único que se traduz igualmente na presença em Angola de uma importante comunidade de cidadãos portugueses e luso-angolanos. Faz parte da vocação dos dois povos estarem juntos, como destacou o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em setembro de 2017, no decurso de uma visita a este país e o papel da Embaixada, em particular, é trabalhar para cumprir esta aspiração.

As qualidades humanas e profissionais dos cidadãos que integram a comunidade portuguesa em Angola são reconhecidas por muitos, facto que muitos nos orgulha. Todos os portugueses e luso-angolanos são um importante veículo para o fortalecimento das relações bilaterais. 

Espero que tirem proveito deste portal. Bem hajam todos os portugueses e angolanos que vivem em Angola!

João Caetano da Silva
Embaixador de Portugal em Angola